Ao entrarmos no mundo da Bolsa de Valores, a primeira coisa que nos deparamos é com as ordens. Saber o que é uma ordem, quais os seus tipos e como funciona a sua execução é de fundamental importância para o investidor conhecer o que ele está fazendo, evitando problemas ou prejuízos futuros.
Podemos definir uma ordem como uma instrução dada por um cliente a uma corretora – ou a um banco – para a execução de compra ou de venda de ações. Uma ordem pode ser enviada por escrito, por telefone ou por meio de sistemas eletrônicos, chamados de plataformas de negociação – como o HomeBroker ou o Tryd, por exemplo -.
Toda ordem possui um tipo e uma validade, que juntos definem as características da ordem. Vamos começar vendo os três principais tipos de ordens:
- Ordem a Mercado (enviada pela Internet ou Mesa de Operações)
Uma ordem a mercado é aquela que o cliente especifica somente o papel e a quantidade; essa ordem deverá ser executada a partir do momento que a bolsa confirmar o recebimento, na melhor condição de mercado naquele instante. - Ordem Limitada (enviada pela Internet ou Mesa de Operações)
Ordem limitada é aquela que o cliente informa o papel, a quantidade e o preço limite – daí o nome limitada -. Sendo assim, essa ordem deve ser executada com um preço igual ou menor, para o caso de uma compra, e igual ou maior, para o caso de uma venda. - Ordem Stop (enviada pela Internet)
Antes de tudo, vale ressaltar que Stop não é um tipo de ordem, mas para efeito de aprendizado vamos deixar assim. Uma Stop é uma estratégia de negociação, onde o cliente condiciona a execução de uma ordem a determinado preço futuro de um ativo.
Quando o ativo atingir o preço configurado (“preço de disparo”) pelo cliente, o sistema emitirá uma ordem limitada de negociação do ativo. É importante dizer que o recebimento e o registro da ordem não garantem nem implicam em sua execução. Como vimos anteriormente, se a ordem for validada pela instituição financeira e aceita pela bolsa, a mesma ainda irá para o Book de Ofertas, que dependerá de liquidez para executá-la.
É importante dizer que em alguns casos as Ordens Stop podem ser “puladas” ou executadas com um preço diferente do configurado (com spread), isso geralmente está relacionado a volatilidade do ativo em questão, ou a configuração dos parâmetros definidos pelo trader. Leia mais sobre o pulo de Ordens Stop para entender as situações que isso pode ocorrer.
Vale ressaltar que existem outros tipos de ordens, entretanto esses são os dois principais. Quanto a validade das ordens, podemos separar em seis tipos, veja:
- Validade para o dia (DIA): Só é válida para o dia em que foi encaminhada
- Validade até a data especificada (DES): Válida até a data definida
- Validade até cancelar (VAC): A oferta será válida até o investidor cancelar
- Validade tudo ou nada (TON): A oferta só tem validade no momento em que é encaminhada. Ou sua execução é feita ou o sistema a cancela.
- Validade execute ou cancele (EOC): A oferta só tem validade no momento em que é encaminhada. O sistema executa a quantidade possível e o saldo remanescente é cancelado.
Agora que sabemos os tipos e as validades das ordens, devemos conhecer como funciona o processo de validação e o processo de execução da ordem. Quando o cliente envia uma ordem, as verificações começam do lado da corretora. Se for uma ordem de compra, a corretora irá verificar se o cliente tem saldo – ou “lastro” – para aquela operação. Se for uma ordem de venda, será verificado se o cliente tem aquele papel e aquela quantidade em custódia para vender. Caso esses requisitos não sejam cumpridos, a própria corretora rejeita a ordem. Além disso, algumas corretoras podem estabelecer limites para a execução dessas ordens e para posições em aberto, e, ainda, cancelar as ordens pendentes, especialmente se o investidor estiver inadimplente em relação a qualquer uma de suas obrigações junto ao banco ou corretora. Vale lembrar que cada instituição financeira possui seus próprios critérios, além dos citados acima.
Após esse processo, sua ordem é enviada à bolsa, que também pode rejeitá-la, seguindo os critérios de risco. Se a ordem for validada, a mesma irá entrar na fila do livro de ofertas (Book) da bolsa, e dependerá de liquidez no papel para a sua execução.
Leia mais sobre os tipos de ordens
Leia mais sobre os motivos para o cancelamento de uma ordem
O caminho que a ordem faz é um pouco mais complexo que o citado acima, veja o vídeo abaixo para conhecer todos os passos que a ordem percorre.