Os dados podem interferir na decisão do Fed sobre taxa de juros
Os futuros americanos e as bolsas europeias operam em alta esperando dados sobre a inflação americana. A projeção do mercado é de uma alta de 8,1% em agosto na comparação anual para o índice cheio ante dado anterior de 8,5%.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) subiu +0,72%, CAC 40 (França), ganhava +0,84%, FTSE 100 (Reino Unido), tinha alta de +0,61% e FTSE MIB (Itália), avançava +0,32%.
Na Ásia, as principais bolsas fecharam em alta, exceto Hang Seng Index em Hong Kong, que caiu -0,18%. No Japão, o Nikkei ganhou +0,25%, Shanghai SE (China), subiu +0,05% e Kospi (Coreia do Sul), avançou +2,74%.
No Brasil, a atenção dos investidores estará voltada para dados de serviços de julho que serão divulgados às 9h (horário de Brasília) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No radar dos investidores
- Índice de preços ao consumidor de agosto e Núcleo do CPI dos EUA
- Estoques de petróleo da semana até 09/09 dos EUA
- Volume de serviços no Brasil
Índices Futuros (às 8h30)
Petróleo Brent | +1,46% |
Petróleo WTI | +1,56% |
Dow Jones | +0,68% |
S&P 500 | +0,75% |
S&P 500 VIX | -1,21% |
Nasdaq | +0,70% |
EWZ | +0,37% |
AGENDA
Mundo
- Áustria: Opep divulga relatório mensal de petróleo
- Alemanha/Destatis: índice de preços ao consumidor (CPI) final de agosto (3h)
- Alemanha/ZEW: índice de expectativas econômicas em setembro (6h)
- EUA/Dept°. do Trabalho: índice de preços ao consumidor de agosto e Núcleo do CPI (9h30)
- EUA/API: estoques de petróleo da semana até 09/09 (17h30)
Brasil
- IBGE: Volume de serviços deve crescer 0,7% em julho, mesma taxa de junho (9h)
Notícias
Mundo
- The Economist: Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia , disse que as tropas do país já reconquistaram 6.000 quilômetros quadrados de território anteriormente controlado pela Rússia no sul e no leste, o equivalente a 1% de sua massa terrestre total.
- The Times: Milhões sentem o aperto à medida que os salários reais caem 2,6%. Os salários reais caíram em uma das taxas mais rápidas desde que os registros começaram em 2001 nos três meses até julho, aumentando as preocupações de que uma queda no poder de compra levará a economia do Reino Unido a uma desaceleração.
- The Wall Street Journal: Dólar cai antes dos dados de inflação. Os futuros de ações dos EUA avançaram antes de novos dados de inflação que podem ser fundamentais para determinar o ritmo de aumentos das taxas de juros para o resto do ano.
Brasil
- Agência Brasil: Petrobras reduz preço do gás de cozinha para distribuidoras. O valor do quilo passa de R$ 4,23 para R$ 4,03.
- Investnews: Não é hora de mudanças drásticas no portfólio de investimentos, diz BlackRock. Para estrategista-chefe da gestora, o ideal é manter as perspectivas de longo prazo.
- Valor Econômico: Alta de juros tem impacto moderado sobre risco de empresas. Baixa alavancagem e planos de investimentos modestos reduzem efeito da Selic nas dívidas privadas.
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo? Clique aqui e saiba como usar o benefício.