Reunião da OPEP+ e crise de fornecimento de gás no radar dos investidores
Os futuros americanos sobem em dia de feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos e reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) para discutir cortes de produção.
A maioria das bolsas europeias caem de olho na crise de fornecimento de gás após a estatal russa Gazprom não ter retomado as operações do gasoduto Nord Stream 1 como previsto, alegando a descoberta de um novo vazamento.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) caia -2,65%, CAC 40 (França), perdia -1,89%, FTSE 100 (Reino Unido), tinha queda de -0,70% e FTSE MIB (Itália), recuava -2,52%.
Na Ásia, as principais bolsas fecharam em queda exceto por Shanghai na China que encerrou em +0,42%. Hang Seng Index (Hong Kong), teve queda de -1,16%. O Kospi, na Coreia do Sul, perdeu -0,24%. No Japão, o Nikkei recuou -0,11%.
No Brasil, o Banco Central reduziu as projeções do IPCA/22 de 6,70% para 6,61% e IPCA/23 de 5,30% para 5,27%. Quanto ao PIB, o Boletim Focus elevou as projeções para 2022 (de 2,10% para 2,26%) e 2023 (PIB/23: de 0,37% para 0,47%).
Os câmbios de 2022 e 2023 permaneceram como na semana passada.
Assim como a Selic/22. Já selic/23 subiu de 11% para 11,25%.
Ainda hoje tem divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços.
No radar dos investidores
- Feriado nos EUA
- Reunião OPEP+
- Crise de fornecimento de gás na Europa
- PMI Composto e PMI do Setor de Serviços S&P Global no Reino Unido e Brasil
Índices Futuros (às 8h30)
Petróleo Brent | +3,52% |
Petróleo WTI | +3,21% |
Dow Jones | +0,15% |
S&P 500 | +0,03% |
S&P 500 VIX | -0,02% |
Nasdaq | +2,55% |
EWZ | +0,42% |
AGENDA
Mundo
- EUA: Dia do Trabalho mantém mercados financeiros fechados
- Áustria: Reunião ministerial da Opep+
- Reino Unido: Anúncio do novo premiê do Reino Unido pelo Partido Conservador
- Alemanha/S&P Global: PMI de serviços final de agosto (4h55)
- Zona do euro/S&P Global: PMI de serviços final de agosto (5h)
- Reino Unido/S&P Global/Cips: PMI de serviços final de agosto (5h30)
- Zona do euro/Eurostat: vendas no varejo em julho (6h)
- Reino Unido: Dirigente do BoE, Catherine Mann, participa de painel sobre inflação na Universidade de Kent (12h30)
Brasil
- Boletim Focus (8h25)
- Balança comercial semanal (15h)
- Roberto Campos Neto profere palestra no evento “Prêmio Valor 1000”, promovido pelo jornal Valor Econômico, em São Paulo (20h)
Notícias
Mundo
- The Economist: Os preços do gás europeu subiram mais de um terço na manhã de segunda-feira, quando os mercados reagiram à suspensão indefinida da Rússia do gasoduto Nord Stream 1. Os futuros de gás TTF holandeses, uma referência importante, subiram 36%, para € 284 por megawatt-hora.
- The Times: Grã-Bretanha caminha para recessão com contratos comerciais. A probabilidade de a economia britânica entrar em recessão aumentou depois que uma pesquisa observada de perto mostrou que a atividade comercial se contraiu no mês passado pela primeira vez em um ano e meio.
- The Wall Street Journal: Mercados lutam para andar na corda bamba com foco no Fed. As ações caíram quando dados econômicos fortes sugerem que o Fed pode aumentar as taxas de forma mais agressiva.
Brasil
- Agência Brasil: Mais de metade dos indicadores do PPA melhoraram em 2021. Pandemia de covid-19 impactou 14% das metas.
- Investnews: Gerdau pode distribuir proventos maiores no futuro, diz analista. Ação da siderúrgica entrou na carteira de dividendos da NuInvest de setembro.
- Valor Econômico: Ofertas de ações deverão somar até R$ 80 bi em 2023. Empresas da economia real devem voltar com mais fôlego do que as de tecnologia
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo? Clique aqui e saiba como usar o benefício.