Asiáticas em alta, europeias e futuros americanos mistos
Nesta segunda-feira (01), os futuros americanos operam de forma mista aguardando resultados corporativos e dados econômicos.
Os investidores esperam balanços de Uber, Starbucks, AirBnB e Paypal, além de Payroll na sexta-feira.
Os mercados europeus operam mistos avaliando balanços corporativos na região e dos dados de atividade industrial.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) subia +0,60%, CAC 40 (França), perdia -0,20%, FTSE 100 (Reino Unido), tinha alta de +0,26% e FTSE MIB (Itália), ganhava +1,83%.
Na Ásia, as principais bolsas fecharam majoritariamente em alta. Kospi na Coreia do Sul, que subiu +0,03%. O Hang Seng Index em Hong Kong subiu +0,05%. No Japão, o Nikkei ganhou +0,69%. Na China, o Shanghai encerrou em +0,21%.
Mesmo depois de informações divulgadas pelas autoridades chinesas sobre dados de atividades industrial mais fraca no mês de julho, os índices refletiram pesquisa privada sobre a atividade fabril do país, que mostrou um leve crescimento.
No Brasil, continua a temporada de balanços. Os investidores aguardam Bradesco, Embraer e TIM.
No Boletim Focus, o Banco Central elevou as projeções de IPCA/23: de 5,30% para 5,33%; PIB/22: de 1,93% para 1,97 e Selic/23: de 10,75% para 11%. Para IPCA/22 o BC reduziu a projeção de 7,30% para 7,15% e PIB/23: de 0,49% para 0,40%. Câmbio/22, Câmbio/23 e Selic/22 permaneceram com os números atuais.
No radar dos investidores
- Balanços de Uber, Starbucks, AirBnB e Paypal.
- PMI industrial na Zona do Euro, Reino Unido, Alemanha e EUA.
- Balanços de Movida, Grupo SBF, Marcopolo, Pague Menos e TIM.
Índices Futuros (às 8h30)
Petróleo Brent | -1,46 |
Petróleo WTI | -1,84 |
Dow Jones | +0,02 |
S&P 500 | -0,11 |
S&P 500 VIX | +0,27 |
Nasdaq | +0,11 |
EWZ | -0,00 |
AGENDA
Mundo
- Alemanha/Destatis: vendas no varejo em junho (3h)
- Alemanha/S&P Global: PMI industrial final e PMI composto de julho (4h55)
- Zona do euro/S&P Global: PMI industrial final e PMI composto de julho (5h)
- Reino Unido/S&P Global/CIPS: PMI industrial final e PMI composto de julho (5h30)
- Zona do euro/Eurostat: taxa de desemprego em junho (6h)
- EUA/S&P Global: PMI industrial final e PMI composto de julho (10h45)
- EUA/ISM: PMI industrial final de julho (11h)
- EUA/Deptº do Comércio: Investimentos em construção em julho (11h)
- Globo S&P Global/JPMorgan: PMI industrial final de julho (12h)
Brasil
- Brasil: Balanços de Movida, Grupo SBF, Marcopolo, Pague Menos e TIM, após o fechamento do mercado
- FGV: IPC-S deve cair 0,76% em julho, primeira deflação desde maio de 2020 (8h)
- Boletim Focus (8h25)
- Balança comercial semanal (15h)
- Ministério da Economia: o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, Herlon Brandão, e o coordenador-geral de Estatísticas, Saulo Castro, concederão entrevista para comentar os números (15h15)
Notícias
Mundo
- The Economist: A guerra na Ucrânia pode soar o sino para o controle de armas nucleares. Os negociadores em Nova York podem impedir um atômico livre para todos?
- The Times: HSBC restabelece dividendo trimestral para apaziguar acionistas. Queda nos lucros para US$ 9,2 bilhões supera expectativas.
- The Wall Street Journal: Remessa de grãos da Ucrânia sai pela primeira vez desde a invasão russa. Navio parte do porto de Odessa após acordo destinado a aliviar a crise global de alimentos.
Brasil
- Agência Brasil: Após recesso, tribunais superiores retomam sessões nesta segunda-feira. STF volta a julgar cobrança de taxas de fiscalização na mineração.
- Investnews: Por que o dólar paralelo atingiu nível recorde na Argentina? Em julho, cotação da moeda alcançou 340 pesos por dólar, bem acima do câmbio oficial, de cerca 130.
- Valor Econômico: Troca de lojas no varejo movimenta até R$ 5,35 bi. Carrefour, Assaí e GPA estão reformando 90 pontos nos próximos cinco meses.
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo? Clique aqui e saiba como usar o benefício.