Investidores ainda avaliam decisão do BCE
Nesta sexta-feira (22), os futuros americanos operam em leve queda aguardando balanços de American Express, Verizon e Twitter, antes da abertura dos mercados. Ainda hoje tem PM de serviços preliminar de julho, PMI industrial e PMI composto.
Os mercados europeus operam sem direção única com maior tendência de alta, ainda digerindo a decisão do Banco Central Europeu (BCE), de aumentar a taxa de juros em 50 pontos-base.
Além disso, os investidores analisam dados da atividade na Zona do Euro e Alemanha, com PMI abaixo da linha de 50 pontos.
Às 8h, na Europa, DAX (Alemanha) subia +0,58%, CAC 40 (França), ganhava +0,14%, FTSE 100 (Reino Unido), +0,05% e FTSE MIB (Itália), +0,45%.
Na Ásia, as principais bolsas fecharam sem direção única. Na China, o Shanghai encerrou em -0,06%, Hang Seng Index (Hong Kong) subiu +0,17%, Kospi (Coreia do Sul), perdeu -0,66%.
O Nikkei (Japão), encerrou o dia em alta de +0,40%, mesmo com dados acima do esperado do núcleo da inflação ao consumidor e queda do PMI industrial.
Aqui no Brasil, o foco dos investidores estará voltado a divulgação pelo Ministério da Economia do relatório de Receitas e Despesas do 3º bimestre.
Além disso, os investidores devem repercutir a queda de produção da Petrobras no segundo trimestre deste ano.
No radar dos investidores
- PM de serviços preliminar de julho, PMI industrial e PMI composto (Zona do Euro, Reino Unido e EUA).
- Balanços de American Express, Verizon e Twitter, antes da abertura dos mercados.
- Ministério da Economia divulga relatório de Receitas e Despesas do 3º bimestre.
Índices Futuros (às 8h)
Petróleo Brent | -0,77 |
Petróleo WTI | -1,11 |
Dow Jones | -0,02 |
S&P 500 | -0,30 |
S&P 500 VIX | +0,72 |
Nasdaq | -1,95 |
EWZ | -0,08 |
AGENDA
Mundo
- EUA: Balanços de American Express e Verizon, antes da abertura, e de Twitter, após o fechamento do mercado
- Zona do euro/S&P Global: PM de serviços preliminar de julho, PMI industrial e PMI composto (5h)
- Reino Unido/S&P Global/CIPS: PM de serviços preliminar de julho, PMI industrial e PMI composto (5h30)
- Rússia: BC divulga decisão de política monetária (7h30)
- EUA/S&P Global: PM de serviços preliminar de julho, PMI industrial e PMI composto (10h45)
- EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em atividade nos EUA na semana até 08/07 (14h)
Brasil
- Ministério da Economia divulga, via DOU Extra, relatório de Receitas e Despesas do 3º bimestre
Notícias
Mundo
- The Economist: A mais recente tentativa do BCE de manter a zona do euro unida. Um novo esquema de compra de títulos visa conter os custos de empréstimos dos países endividados.
- The Times: Portos do Mar Negro devem retomar exportações de grãos no acordo Rússia-Ucrânia. O grão é colhido na área de Kharkiv, na Ucrânia, esta semana. A guerra restringiu os embarques de um dos maiores fornecedores do mundo.
- The Wall Street Journal: Em meio a briga com Elon Musk, Twitter deve relatar crescimento de receita. A empresa de mídia social deve fornecer seus ganhos trimestrais enquanto se prepara para uma batalha judicial sobre um acordo de aquisição de US $ 44 bilhões.
Brasil
- Agência Brasil: Petrobras anuncia que alcançou 97% de utilização em suas refinarias. Dado consta em relatório referente ao segundo trimestre.
- Investnews: Na contramão do Ibovespa: os fundos de ações que lideram em captação. No acumulado do ano até junho, ao menos 40 fundos de ações se destacaram na captação de recursos, segundo levantamento da consultoria Comdinheiro.
- Valor Econômico: ‘Fintechs’ perdem R$ 452 bi de valor de mercado em 1 ano. Para efeito de comparação, o Ibovespa todo perdeu R$ 1,026 trilhão em valor de mercado nesse período.
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo? Clique aqui e saiba como usar o benefício.