Fórum Econômico Mundial em Davos, ainda no radar

Nesta terça-feira (17), os futuros americanos e bolsas europeias operam em baixa, avaliando a queda da inflação anual da Alemanha e esperando resultados corporativos nos Estados Unidos.
Para hoje estão previstos balanços de Goldman Sachs, Morgan Stanley (antes da abertura dos mercados) e United Airlines (depois do fechamento).
A atenção dos investidores também estará voltada para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) caiu 0,17%, CAC 40 (França), perdia 0,18%, FTSE 100 (Reino Unido) caia 0,22% e FTSE MIB (Itália), derretia 0,48%.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa, exceto por Nikkei, que mesmo aguardando decisão do BoJ, sobre política monetária, subiu 1,25%.
Apesar do PIB chinês ter crescido 2,9% no quarto trimestre do ano passado, o mercado entendeu que o crescimento foi abaixo do esperado.
O índice Shanghai SE (China) caiu 0,10%, o Kospi (Coreia do Sul) recuou 0,85%, o Hang Seng Index (Hong Kong), perdeu 0,78%. Enquanto isso, o Nikkei (Japão) caiu -1,14%.
No Brasil, os investidores devem repercutir a aceleração do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe) em 0,67% na segunda leitura de janeiro.
Além disso, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) também subiu 0,05% em janeiro, o que deve chamar a atenção dos investidores.
No radar dos investidores
- Inflação anual da Alemanha
- Balanços de Goldman Sachs, Morgan Stanley e United Airlines
- 2º dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça
- IPC-Fipe e IGP-10
Índices Futuros (às 8h30)
Petróleo Brent | +0,90% |
Petróleo WTI | +0,15% |
Dow Jones | -0,20% |
S&P 500 | -0,27% |
S&P 500 VIX | +1,63% |
Nasdaq | -0,87% |
EWZ | -1,05% |
AGENDA
Mundo
- EUA: Balanços de Goldman Sachs e Morgan Stanley, antes da abertura, e de United Airlines, após o fechamento do mercado
- Suíça: 2º dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos
- Bélgica: Reunião do Ecofin
- Áustria: Opep divulga relatório mensal de petróleo
- Alemanha/Destatis: CPI final de dezembro (4h)
- Alemanha/ZEW: Índice de expectativas econômicas de janeiro (7h)
- EUA/Fed de NY: índice de atividade industrial Empire State de janeiro (10h30)
- EUA: Presidente do Fed de NY, John Williams, participa de evento organizado pela instituição (17h)
Brasil
- Fipe: IPC da 2ª quadrissemana de janeiro (5h)
- FGV: IGP-10 de janeiro (8h)
- FGV: IPC-S Capitais da 2ª quadrissemana de janeiro (8h)
- Fernando Haddad participa de evento do Itaú Unibanco e BTG Pactual em Davos
- Fazenda e Marina Silva participam de painel no Fórum Econômico Mundial de Davos (9h)
Notícias
Mundo
- Bloomberg:Ações caem enquanto traders se preocupam com taxas e ganhos: mercados encerram. Economista-chefe do BCE destaca necessidade de novos aumentos de juros. Dólar oscila entre ganhos e perdas; Tesouros caem.
- The Times: Salário sobe em ritmo recorde, mas segue abaixo da inflação. Os salários no setor privado subiram quase um recorde, mas continuaram a cair em termos reais, já que a inflação permaneceu em dois dígitos em novembro.
- The Wall Street Journal: Futuros de ações caem antes dos ganhos dos bancos. É o segundo dia de resultados bancários, com o Goldman Sachs e o Morgan Stanley prontos para divulgar os resultados do quarto trimestre. Os futuros de ações estão modestamente mais baixos saindo do fim de semana prolongado.
Brasil
- Agência Brasil: Haddad diz que IPI será rediscutido na reforma tributária. Ministro justificou por que reoneração ficou fora de pacote.
- Investnews: Inflação dos EUA completa 3 meses com resultados acima do Brasil. Por outro lado, indicador norte-americano é historicamente inferior ao brasileiro.
- Infomoney: Bolsas caem com atenção a dados da China e antes de resultados corporativos nos EUA; IGP-10 no Brasil e mais destaques. PIB da China cresceu 3% em 2022, marcando alta lenta, mas acima do esperado; investidores também acompanham notícias do Fórum Econômico Mundial, em Davos
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo?
Clique aqui e saiba como usar o benefício.