Foco em Davos onde acontece o Fórum Econômico Mundial

Futuros americanos caem, avaliando, resultados de grandes bancos e de olho na inflação em 2023.
Nesta segunda-feira (16), nos Estados Unidos, é feriado em celebração a Martin Luther King Jr. e as bolsas de Wall Street vão permanecer fechadas.
A atenção dos investidores estará voltada para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Para hoje estão previstos: Reunião do Eurogrupo na Bélgica e discurso do Presidente do BoE, Andrew Bailey, no Comitê do Tesouro do Parlamento britânico. (12h)
Já as bolsas europeias sobem avaliando leitura da inflação no atacado no mês passado na Alemanha, que caiu para 12,8% na base anual, de 14,9% em novembro.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) subiu 0,20%, CAC 40 (França), avançava 0,21%, FTSE 100 (Reino Unido) caia 0,01% e FTSE MIB (Itália), ganhava 0,19%.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta, exceto por Nikkei.
O índice Shanghai SE (China) subiu 1,01%, o Kospi (Coreia do Sul) avançou 0,58% e o Hang Seng Index (Hong Kong), ganhou 0,04%. Enquanto isso, o Nikkei (Japão) caiu -1,14%.
No Brasil, os investidores devem acompanhar os primeiros passos de implantação do pacote anunciado por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, na última quinta-feira (12).
Além disso, atenção para “Caso Americanas” e possível compra da C&A (CEAB3) no Brasil pelas Lojas Renner (LREN3).
No radar dos investidores
- Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
- Reunião do Eurogrupo na Bélgica.
- Discurso do Presidente do BoE, Andrew Bailey.
- Primeiros passos do pacote econômico do novo governo.
- “Caso Americanas”
- Possível compra da C&A (CEAB3) pelas Lojas Renner (LREN3).
Índices Futuros (às 8h30)
Petróleo Brent | -0,53% |
Petróleo WTI | -0,69% |
Dow Jones | -0,13% |
S&P 500 | -0,24% |
S&P 500 VIX | +1,05% |
Nasdaq | -0,43% |
EWZ | -0,37% |
AGENDA
Mundo
- EUA: Feriado de Martin Luther King Jr. deixa mercados fechados
- Suíça: Fórum Econômico Mundial
- Bélgica: Reunião do Eurogrupo
- Reino Unido: Presidente do BoE, Andrew Bailey, fala no Comitê do Tesouro do Parlamento britânico (12h)
- China/NBS: produção industrial de dezembro (23h)
Brasil
- FGV: IPC-S da 2ª quadrissemana de janeiro (8h)
- Boletim Focus (8h25)
- Presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, recebe Geraldo Alckmin para reunião na sede da entidade (11h)
- Banco do Brasil: Tarciana Medeiros toma posse na presidência da instituição (17h)
Notícias
Mundo
- Bloomberg: O rali das ações estagna em meio ao desconforto com os riscos macroeconômicos: o fechamento dos mercados. Medidor de ações globais cai pela primeira vez em sete dias. Minério de ferro cai enquanto a China aperta a supervisão; declínio do petróleo.
- The Times: A M&S confia em tijolos e argamassa. Planos para abrir 20 novas lojas criando 3.400 empregos.
- The Wall Street Journal: Início de ano brilhante para títulos alivia as pressões do mercado. A recuperação dos títulos deste ano superou a maioria das expectativas, impulsionando outros ativos, incluindo ações.
Brasil
- Agência Brasil: Salário mínimo de R$ 1.320 será negociado com centrais sindicais. Ministro da Fazenda não confirmou aumento para janeiro.
- Investnews: 3 fatos para hoje: OPA da BR Properties; Lula discute salário mínimo; Davos. A GP Investments deseja fazer uma oferta pública de ações (OPA) para comprar 100% do capital da empresa de investimentos em imóveis da BR Properties.
- Infomoney: Feriado nos EUA, dados da China, Fórum Econômico Mundial e mais assuntos que vão movimentar o mercado hoje. Agenda da semana é movimentada, com Livro Bege, vendas no varejo e PPI nos EUA, balanço da Netflix, PNAD contínua e PIB do 4º trimestre na China
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo?
Clique aqui e saiba como usar o benefício.