No Brasil, privatização do Porto de Santos no radar dos investidores

Nesta quarta-feira (11), os futuros americanos sobem esperando o índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro, dos Estados Unidos, amanhã (12).
Na agenda de indicadores, dados sobre estoques de petróleo da semana até 6/1, e foco na China, onde serão divulgados no fim do dia: Índice de preços ao consumidor (CPI) e Índice de preços ao produtor (PPI), ambos de dezembro.
As bolsas europeias também operam em alta, avaliando a produção industrial de novembro da Espanha que caiu 1,1% na comparação anual.
Também no radar, a temporada de balanços do quarto trimestre no setor de varejo.
Às 7h30, na Europa, DAX (Alemanha) subiu 0,96%, CAC 40 (França), avançava 0,70%, FTSE 100 (Reino Unido) subia 0,63% e FTSE MIB (Itália), ganhava 0,33%.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta, ainda de olho nos surtos de covid após o relaxamento de medidas restritivas.
O índice Shanghai SE (China) caiu 0,24%, o Kospi (Coreia do Sul) avançou 0,35% e o Hang Seng Index (Hong Kong), ganhou 0,49%. Enquanto isso, o Nikkei (Japão) subiu 1,03%.
No Brasil, os investidores aguardam dados das vendas no varejo de novembro, com consenso Refinitiv prevendo recuo de 0,3% em relação ao mês de outubro, mas alta de 1,9% na comparação com novembro de 2021.
Está prevista para hoje reunião entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar da privatização do Porto de Santos.
No radar dos investidores
- Estoques de petróleo da semana até 6/1
- CPI e PPI da China
- Produção industrial de novembro da Espanha
- Vendas no varejo de novembro no Brasil
- Privatização do Porto de Santos
Índices Futuros (às 7h30)
Petróleo Brent | +0,46% |
Petróleo WTI | +0,28% |
Dow Jones | +0,22% |
S&P 500 | +0,22% |
S&P 500 VIX | 0,00% |
Nasdaq | +0,00% |
EWZ | -0,07% |
AGENDA
Mundo
- EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 6/1 (12h30)
- China/NBS: Índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro (22h30)
- China/NBS: Índice de preços ao produtor (PPI) de dezembro (22h30)
Brasil
- Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reúnem, tendo a privatização do Porto de Santos na pauta
- IBGE: Vendas no varejo restrito em novembro devem cair 0,3%, na margem; no varejo ampliado, devem subir 0,1%, na margem (9h)
- BC: Fluxo Cambial da semana de 2 a 6/1 (14h30)
Notícias
Mundo
- Bloomberg: Ações sobem em meio ao otimismo sobre a inflação, China: mercados encerram. Powell absteve-se de dar dicas sobre as perspectivas da política do Fed antes do CPI. Reabertura da China após restrições da Covid impulsiona cobre e minério de ferro.
- The Times: FMI acusado de se esconder de inquérito orçamentário. O Fundo Monetário Internacional foi acusado de “esquivar-se” do escrutínio público depois de rejeitar um pedido para comparecer perante um comitê parlamentar interpartidário para discutir suas críticas ao mini-orçamento do governo Truss.
- The Wall Street Journal: Powell diz que Fed não se desviará da política climática. O Fed deve evitar se envolver em questões políticas que não estão diretamente relacionadas aos seus objetivos de gestão econômica, como a mudança climática, a fim de proteger sua capacidade de reduzir a inflação sem interferência de autoridades eleitas, disse o presidente Jerome Powell.
Brasil
- Agência Brasil: Moraes determina prisão de Anderson Torres. Medida do ministro do STF é referente a atos antidemocráticos.
- Investnews: IPOs em 2023: cenário político e Selic alta devem desfavorecer novas ofertas. Para especialistas, receios fiscais com o novo governo e taxa de juros alta devem manter novas aberturas de capital na B3 na ‘geladeira’.
- Infomoney: Torres de transmissão de energia são derrubadas em Rondônia e no Paraná; Aneel fala em “sabotagem” e “vandalismo”. Ministério de Minas e Energia e Operador Nacional do Sistema colocaram em prática medidas emergenciais para garantir fornecimento de energia.
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo?
Clique aqui e saiba como usar o benefício.