Discurso de Powell na Suécia no radar dos investidores

Os futuros americanos caem nesta terça-feira (10), aguardando dados do comércio no atacado e o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em uma conferência na Suécia.
Ainda hoje, os investidores vão avaliar o relatório de prospectos econômico globais do Banco Mundial e estoques de petróleo e derivados da semana encerrada até 6/1.
Aguardam ainda dados de inflação da economia americana que deve ser revelada na quinta-feira.
As bolsas europeias também operam em queda, avaliando falas de dirigentes do Fed (ontem) e dados da produção industrial francesa que cresceu 2% em novembro, superando a projeção de 0,8% e revertendo a queda de 2,5% no mês anterior.
Às 7h30, na Europa, DAX (Alemanha) caiu 0,55%, CAC 40 (França), perdeu 0,49%, FTSE 100 (Reino Unido) caiu 0,16% e FTSE MIB (Itália), recuou 0,15%.
As bolsas asiáticas fecham mistas, com destaque para setores de internet na China.
O índice Shanghai SE (China) caiu +0,21%, o Kospi (Coreia do Sul) avançou 0,05% e o Hang Seng Index (Hong Kong), perdeu 0,27%. Enquanto isso, o Nikkei (Japão) subiu 0,78%.
No Brasil, os investidores aguardam os dados referentes a dezembro do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi).
Além disso, ainda serão revelados IGP-M do 1º decêndio de janeiro e IPC-S Capitais da 1ª quadrissemana de janeiro.
No radar dos investidores
- Dados do comércio no atacado dos EUA.
- Discurso de, Jerome Powell, na Suécia.
- Relatório de prospectos econômico globais do Banco Mundial
- Estoques de petróleo e derivados da semana encerrada até 6/1
- Dados da produção industrial francesa
- IPCA, INPC, INCC/Sinapi
- IGP-M do 1º decêndio de janeiro
- IPC-S Capitais da 1ª quadrissemana de janeiro
Índices Futuros (às 7h30)
Petróleo Brent | +0,16% |
Petróleo WTI | +0,43% |
Dow Jones | -0,14% |
S&P 500 | -0,01% |
S&P 500 VIX | +0,96% |
Nasdaq | +1,28% |
EWZ | -0,00% |
AGENDA
Mundo
- EUA: Banco Mundial divulga relatório de prospectos econômico globais
- Suécia: Dirigente do BCE, Isabel Schnabel, presidente do BoE, Andrew Bailey, e presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, participam de simpósio do BC da Suécia (7h10)
- Suécia: Presidente do Fed, Jerome Powell, participa de evento sobre independência de bancos centrais em simpósio internacional do BC da Suécia (11h)
- EUA/Deptº do Comércio: Estoques no Atacado em novembro (12h)
- Suécia: Dirigentes do BCE Pablo Hernández de Cos e Klaas Knot participam de simpósio do BC da Suécia (12h30)
- EUA/API: Estoques de petróleo e derivados da semana encerrada até 6/1 (18h30)
Brasil
- BC divulga Top 5 de dezembro
- Fipe: IPC da 1ª quadrissemana de janeiro (5h)
- FGV: IGP-M do 1º decêndio de janeiro (8h)
- FGV: IPC-S Capitais da 1ª quadrissemana de janeiro (8h)
- IBGE: IPCA de dezembro projeta mediana de 0,45%, na margem (9h)
- IBGE: INPC de dezembro (9h)
- IBGE: INCC/Sinapi de dezembro (9h)
- Haddad tem reunião com secretários e assessores da Fazenda (9h)
- Senado promove sessão extraordinária para votar intervenção na segurança do DF (11h)
Notícias
Mundo
- Bloomberg: Ações na Europa caem após comentários hawkish do Fed: fechamento dos mercados. Funcionários do Fed veem novos aumentos de juros antes de se manter acima de 5%. Economistas do Goldman não preveem mais recessão na zona do euro.
- The Times: Custos de energia ‘matarão pequenas empresas’. Dezenas de milhares de empresas estarão em risco de colapso depois que o governo cortou o apoio financeiro para seus custos de energia em 85%, alertaram líderes empresariais.
- The Wall Street Journal: Brasil detém mais centenas de apoiadores de Bolsonaro. As autoridades brasileiras detiveram 1.500 apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e destituíram o governador do Distrito Federal de Brasília na segunda-feira, um dia depois que manifestantes invadiram o palácio presidencial em uma tentativa de derrubar o novo presidente do país. Cerca de 300 outros foram presos no domingo.
Brasil
- Agência Brasil: Em reunião com Lula, governadores condenam atos antidemocráticos. Líderes dos estados se encontraram com Lula no Palácio do Planalto.
- Investnews: Investimento em saneamento básico deve chegar a R$ 24 bi em 2023, diz estudo. Marco do saneamento tem conseguido ampliar os recursos destinados para o setor.
- Infomoney: Câmara aprova intervenção federal na segurança pública do DF. Medida é uma resposta aos atos de vandalismo ocorridos no domingo em Brasília.
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo?
Clique aqui e saiba como usar o benefício.