Investidores de olho em apertos monetários e recessão global

Nesta quarta-feira (04), os futuros americanos e bolsas europeias sobem, esperando publicação da ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Banco Central dos EUA).
O destaque de indicadores fica por conta da Pesquisa de Vagas de Emprego e Rotatividade de Mão de Obra (JOLTS), e os dados de manufatura ISM dos Estados Unidos.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) subia 1,45%, CAC 40 (França), avançava 1,72%, FTSE 100 (Reino Unido) ganhava 0,58% e FTSE MIB (Itália), subia 1,27%.
As bolsas asiáticas fecharam mistas com maior tendência de alta.
O índice Shanghai SE (China) subiu +0,22%, o Kospi (Coreia do Sul) avançou 1,68% e o Hang Seng Index (Hong Kong), ganhou expressivos 3,22%. Enquanto isso, o Nikkei (Japão) caiu 1,45%.
No Brasil, os investidores aguardam pelo índice de preços ao produtor e Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços.
Além disso, acompanham movimentos políticos.
No radar dos investidores
- Ata da última reunião do Fomc.
- Pesquisa de Vagas de Emprego e Rotatividade de Mão de Obra (JOLTS).
- Dados de manufatura ISM dos Estados Unidos.
- Índice de preços ao produtor.
- Índice de Gerente de Compras de serviços.
Índices Futuros (às 8h00)
Petróleo Brent | -2,46% |
Petróleo WTI | -2,46% |
Dow Jones | +0,32% |
S&P 500 | +0,43% |
S&P 500 VIX | -0,53% |
Nasdaq | +1,75% |
EWZ | +1,35% |
AGENDA
Mundo
- Alemanha/S&P Global: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (5h55)
- Zona do euro/S&P Global: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (6h)
- EUA/Deptº do Trabalho: Relatório sobre empregos (Jolts) de novembro (12h)
- EUA/ISM/Chicago: PMI industrial de dezembro (12h)
- EUA: Fed divulga ata de última reunião (16h)
- EUA/API: estoques de petróleo da semana até 30/12 (18h30)
- China/S&P Global/Caixin: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (22h45)
Brasil
- Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião com Isaac Sidney (Febraban) (8h30)
- IBGE: Índice de Preços ao Produtor de novembro (9h)
- Haddad também se encontrar com presidente indicada da Caixa (9h30)
- Brasil/S&P Global: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (10h)
- Geraldo Alckmin toma posse como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com a presença, entre outros, de Haddad (11h)
- BC: Fluxo cambial semanal, mensal e anual (14h30)
Notícias
Mundo
- Bloomberg: Ações, futuros sobem na China e otimismo nas taxas: fechamento dos mercados. Inflação francesa desacelera inesperadamente, aliviando pressão sobre o BCE. Ações de Hong Kong sobem enquanto China pondera apoiar desenvolvedores.
- The Times: Presidente da Wilko renuncia em meio a crise de caixa. A neta do fundador da Wilko deixou o cargo de presidente do varejista depois que a empresa garantiu um financiamento de emergência para evitar uma crise de caixa no negócio.
- The Wall Street Journal: Futuros de Ações Estabilizam; Dólar cai. As ações pareciam destinadas a uma recuperação modesta depois de iniciar o novo ano comercial em uma nota pessimista, puxadas para baixo pelos favoritos dos investidores, incluindo Tesla e Apple.
Brasil
- Agência Brasil: Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 3 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília.
- Investnews: 3 fatos para hoje: CEO da Petrobras renuncia; Eletrobras recompra ações. Caio Paes de Andrade, comunicou ao conselho da estatal seu pedido de renúncia, disseram fontes.
- Infomoney: Bolsas sobem antes da ata do Fed, petróleo segue em queda; inflação ao produtor no Brasil e mais assuntos do mercado hoje. Investidores buscam mais informações sobre o ritmo de aperto monetário do Fed e sobre a saúde da maior economia do mundo.
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo?
Clique aqui e saiba como usar o benefício.