PMI industrial, recessão global e covid-19 no radar

Nesta terça-feira (03), os futuros americanos e bolsas europeias sobem, apesar da preocupação dos mercados com a recessão global e com os surtos de covid na China.
O destaque de indicadores fica por conta de PMI industrial final de dezembro dos Estados Unidos e PMI industrial Global final de dezembro.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) subia 1,15%, CAC 40 (França), avançava 1,20%, FTSE 100 (Reino Unido) ganhava 1,85% e FTSE MIB (Itália), subia 1,64%.
As bolsas asiáticas fecharam mistas repercutindo leitura fraca do PMI industrial Caixin de dezembro e novos casos de Covid-19.
O índice Shanghai SE (China) subiu +0,88%, o Kospi (Coreia do Sul) caiu 0,31% e o Hang Seng Index (Hong Kong), avançou 1,84%. Enquanto isso, o Nikkei (Japão) permaneceu fechado ainda pelo feriado de Ano Novo.
No Brasil, os investidores estão de olho em responsabilidade fiscal e medidas do novo governo.
No radar dos investidores
- PMI industrial final de dezembro do Reino Unido
- CPI preliminar de dezembro na Alemanha
- PMI industrial final de dezembro dos EUA
- PMI industrial Global final de dezembro
- PMI industrial final de dezembro do Japão
Índices Futuros (às 8h00)
Petróleo Brent | -1,06% |
Petróleo WTI | -1,12% |
Dow Jones | +0,71% |
S&P 500 | +0,80% |
S&P 500 VIX | -1,38% |
Nasdaq | +0,00% |
EWZ | -1,72% |
AGENDA
Mundo
- Reino Unido/S&P Global/CIPS: PMI industrial final de dezembro (6h30)
- Alemanha/Destatis: CPI preliminar de dezembro (10h)
- EUA/S&P Global: PMI industrial final de dezembro (11h45)
- EUA/Deptº do Comércio: Investimentos em construção em novembro (12h)
- Global/S&P Global: PMI industrial Global final de dezembro (13h)
- Japão/S&P Global: PMI industrial final de dezembro (21h30)
Brasil
- FGV: IPS sete capitais de dez e 2022 (8h)
- Lula vai ao velório de Pelé (9h)
Notícias
Mundo
- Bloomberg: Futuros sobem com ações em apostas de recuperação da China: fechamento dos mercados. Tesla cai no pré-mercado com entregas abaixo das estimativas. Ações chinesas sobem com sinais de pico de Covid em algumas cidades.
- The Times: Indústria fecha ano em baixa. Contratos do índice PMI para o quinto mês.
- The Wall Street Journal: Futuros de ações sobem para começar o ano novo. Os futuros de ações dos EUA ganharam depois que os investidores fecharam 2022 com perdas punitivas. O rendimento da nota do Tesouro de referência de 10 anos caiu.
Brasil
- Agência Brasil: Balança comercial fecha 2022 com superávit recorde de US$ 62,3 bilhões. Valorização das commodities contribui para resultado positivo.
- Investnews: 3 fatos para hoje: Porto de Santos; preço do combustível de aviação e China. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira que defenderá a privatização do Porto de Santos apesar da oposição do governo federal.
- Infomoney: Futuros de Nova York abrem ano em alta, enquanto no Brasil mercado monitora risco fiscal. Bolsas mundiais têm abertura com ganhos
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo?
Clique aqui e saiba como usar o benefício.