No Brasil, atenção para PEC de transição e reunião do Copom

Os futuros americanos caem nesta terça-feira (06), esperando redução do ritmo de alta dos juros e alívio da recessão.
Para hoje, os investidores aguardam informações da balança comercial de outubro e estoques de petróleo da semana até 02/12 (18h30).
As bolsas europeias operam em queda de olho na inflação na zona do euro e pressão no setor de petróleo e gás.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) perdia 0,36%, CAC 40 (França), caia 0,19%, FTSE 100 (Reino Unido), tinha queda de 0,42% e FTSE MIB (Itália), perdia 0,23%.
A maioria dos mercados asiáticos fecharam mistos, observando sinais de aperto monetário americano para controlar a inflação e relaxamento das restrições por Covid.
O índice Shanghai SE (China), ganhou 0,02%, Hang Seng Index (Hong Kong), perdeu 0,40%. Enquanto isso, Kospi (Coreia do Sul), teve queda de 1,08%. Nikkei (Japão), subiu 0,24%.
No Brasil, a atenção dos investidores estará voltada para a votação da PEC da transição. Prevista para acontecer hoje, às 9h30, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Também no radar, a última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom).
No radar dos investidores
- Balança comercial de outubro dos EUA.
- Estoques de petróleo da semana até 02/12 (18h30).
- Votação da PEC da transição na CCJ.
- Última reunião do ano do Copom.
Índices Futuros (às 8h30)
Petróleo Brent | -0,99% |
Petróleo WTI | -1,10% |
Dow Jones | -0,06% |
S&P 500 | -0,01% |
S&P 500 VIX | -0,02% |
Nasdaq | +0,21% |
EWZ | +0,33% |
AGENDA
Mundo
- Alemanha/Destatis: encomendas à indústria em outubro (4h)
- África do Sul/Statssa: PIB do 3TRI (6h30)
- EUA/Dept°. do Comércio: balança comercial de outubro (10h30)
- EUA/API: estoques de petróleo da semana até 02/12 (18h30)
- Austrália/ABS: PIB do 3TRI (22h30)
Brasil
- Primeiro dia da reunião do Copom.
- Petrobras e Grupo de Transição de Minas e Energia têm mais uma reunião, agora para debater o Plano Estratégico da companhia
- FGV: Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) de novembro (8h)
- CCJ do Senado tem sessão para votar a PEC da Transição (9h30)
Notícias
Mundo
- Bloomberg: Futuros dos EUA vacilam com apostas de taxa colocadas em dúvida: mercados embrulhados. Fortes dados econômicos aumentam a pressão sobre o Fed para manter o aperto. Reabertura econômica da China pode manter oferta de ativos de risco: Mizuho.
- The Times: Sunak convoca reunião de gabinete enquanto greves ferroviárias ameaçam o Natal. Rishi Sunak convocará um gabinete esta manhã, pois as greves ferroviárias ameaçam atrapalhar os planos de Natal para milhões de famílias.
- The Wall Street Journal: Queda dos preços do petróleo; Futuros de ações vacilam após Dow cair 500 pontos. Os contratos futuros de petróleo caíram ainda mais, enquanto os rendimentos do Tesouro de referência caíram à medida que os investidores aguardavam os dados do déficit comercial.
Brasil
- Agência Brasil: IBGE: 32% dos solos do país têm potencial natural para a agricultura. País tem mais de 500 tipos de solos.
- Investnews: 3 fatos para hoje: reunião do Copom; votação da PEC e yields saltam nos EUA. Começa nesta terça-feira (6) a reunião do Copom; votação da PEC está prevista para hoje e yields dos títulos do Tesouro americano saltaram com dados econômicos fortes.
- Infomoney: Futuros dos EUA têm leve alta após queda da véspera, com temor de recessão; PEC da Transição na CCJ e mais assuntos do mercado hoje. No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) inicia hoje a última reunião do ano
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo?
Clique aqui e saiba como usar o benefício.