Asiáticos em alta, futuros americanos e europeus caem

Os futuros americanos caem nesta segunda-feira (05), avaliando a alta das cotações do petróleo.
Países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) mantiveram política de redução de produção do petróleo e G-7 e outros países ameaçam parar de fornecer a commodity às nações que apoiam a medida.
Para hoje, os investidores esperam PMI Composto de novembro e PMI Serviços e PMI global de serviços de novembro.
A maioria das bolsas europeias operam em queda repercutindo PMI na zona do euro, Alemanha e Reino Unido.
Às 8h30, na Europa, DAX (Alemanha) perdia 0,47%, CAC 40 (França), caia 0,47%, FTSE 100 (Reino Unido), tinha alta de 0,21% e FTSE MIB (Itália), perdia 0,04%.
A maioria dos mercados asiáticos fecharam em alta, observando alívio nas restrições da política de covid zero em Pequim, Xangai e Hangzhou.
O índice Shanghai SE (China), ganhou +1,76%, Hang Seng Index (Hong Kong), avançou 4,51%. Enquanto isso, Kospi (Coreia do Sul), teve queda de 0,62%. Nikkei (Japão), subiu 0,15%.
Em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022, o foco do investidor estará voltado para a divulgação do PMI de serviços de novembro.
Depois da divulgação do PIB do país, o Banco Central elevou as projeções para IPCA/22; IPCA/23; PIB/22; PIB/23 e Selic/23. O Boletim Focus desta segunda-feira, ainda projeta queda do Câmbio/22.
Além disso, informações sobre transição de Governo e novas equipes ministeriais estarão no radar dos investidores.
No radar dos investidores
- PMI Composto de novembro dos EUA
- PMI Serviços dos EUA
- PMI global de serviços de novembro
- PMI de serviços de novembro no Brasil
Índices Futuros (às 8h30)
Petróleo Brent | +2,24% |
Petróleo WTI | +2,39% |
Dow Jones | -0,38% |
S&P 500 | -0,36% |
S&P 500 VIX | +1,07% |
Nasdaq | -1,35% |
EWZ | +0,26% |
AGENDA
Mundo
- Bélgica: Ministros de Finanças da zona do euro (Eurogrupo) se reúnem
- Alemanha/S&P Global: PMI Composto de novembro e PMI Serviços (5h55)
- Zona do euro/S&P Global: PMI Composto de novembro e PMI Serviços (6h)
- Reino Unido/CIPS/S&P Global: PMI Composto de novembro e PMI Serviços (6h30)
- Zona do euro/Eurostat: vendas no varejo em outubro (7h)
- EUA/S&P Global: PMI Composto de novembro e PMI Serviços (11h45)
- EUA/ISM: PMI serviços final de novembro (12h)
- EUA/Dept°. do Comércio: encomendas à indústria de outubro (12h)
- S&P Global: PMI global de serviços de novembro (13h)
Brasil
- Transição: Grupo de trabalho de Minas e Energia deve ter reunião presencial com integrantes da Petrobras
- Nome do relator da PEC da Transição deve ser definido hoje
- Boletim Focus (8h25)
- BC: Fluxo cambial semanal (14h30)
Notícias
Mundo
- Bloomberg: Futuros caem à medida que os rendimentos aumentam, o otimismo da China desaparece: mercados se fecham. Dólar apaga perdas com queda de títulos do Tesouro com riscos de inflação. Commodities sobem com China sinalizando nova reabertura.
- The Times: Sunak deve encontrar um plano de crescimento, alerta CBI. O governo não tem plano de crescimento e deve tomar medidas urgentes para corrigir uma falta crônica de investimento, alerta hoje o CBI, ao reduzir suas projeções para a economia.
- The Wall Street Journal: Preços do petróleo sobem após OPEP+ manter metas de produção. Os contratos futuros de petróleo subiram depois que o grupo de países da OPEP+ concordou em cumprir suas metas de produção de petróleo e um teto de preço para o petróleo russo entrou em vigor. Enquanto isso, os futuros de ações dos EUA caíram.
Brasil
- Agência Brasil: Relatórios do Orçamento de 2023 serão analisados na CMO nesta semana. Projeções de receita e despesa totalizam R$ 5,2 trilhões.
- Investnews: 3 fatos para hoje: alívio de restrições em cidades na China; equipe de transição. Urumqi, a capital da região de Xinjiang e onde os primeiros protestos eclodiram, reabrirá shoppings, mercados, restaurantes e outros estabelecimentos a partir desta segunda-feira (05).
- Infomoney: Futuros de NY recuam, enquanto China sobe com relaxamento de restrições à Covid; PMI e mais assuntos do mercado hoje. Reunião do Copom, IPCA, vendas no varejo e PEC da Transição são alguns dos temas de maior destaque desta semana
Conheça a plataforma Tryd!
Se você chegou até aqui, provavelmente tem vontade de conhecer o mercado de capitais de perto, mas por algum motivo (medo, falta de conhecimento ou de recursos) ainda não tentou e exatamente para te ajudar com essas questões que nós do Tryd criamos uma forma de você conquistar segurança e vivenciar a Bolsa de valores brasileira sem custos.
Nós disponibilizamos durante 30 dias o uso da nossa ferramenta de maneira gratuita. Exatamente, você não paga nada para usar o Tryd durante esse período. Incrível não é mesmo?
Clique aqui e saiba como usar o benefício.